UFSC Federal University of Santa Catarina

Modeling for Performance Evaluation and Software Testing

Nandamudi Vijaykumar

LAC/INPE

A avaliação de desempenho é um tópico relevante para entender o comportamento de algum produto antes de estar pronto. Como não há este produto, é necessário recorrer à Modelagem. Este tópico abordará como se avalia o desempenho dando ênfase às Cadeias de Markov. Da mesma forma, há um outro tópico também muito relevante, Testes de Software. É também possível gerar testes numa forma automática sem que o Software esteja pronto. Para isso, também é necessário recorrer à Modelagem. No caso deste tópico, serão mostrados alguns conceitos básicos de Testes. Uma vez discutidos estes dois tópicos, o foco agora será sobre as técnicas de Modelagem e a partir delas, como se consegue gerar Avaliação de Desempenho e Testes de Software. O enfoque será maior para a técnica de Statecharts.

Nandamudi Vijaykumar (Vijay) é Tecnologista Sênior do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui o diploma de Tecnologia de Computação pelo ITA, Mestrado em Computação Aplicada pelo INPE e Doutorado em Informática pelo ITA. Teve oportunidade de fazer Pós Doutorado na Irlanda no Centro de Pesquisas Costeiras (CMRC) da Universidade College Cork (UCC) entre 2003 e 2005 com financiamento da União Européia.Ele também é membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação com Computação Aplicada (CAP) do INPE. É consultor Ad-Hoc para avaliar projetos de pesquisa da FAPESP e CNPq.

UFSC/CTC/LISHA
PO Box 476